sexta-feira, 12 de setembro de 2008

APRECIANDO AFRESCOS...

Delegacia de polícia tem afrescos de 1930
Gustavo Alves - O Globo

[...] nenhuma outra cidade do continente provavelmente tem como atração turística a sede de polícia. Nem foi levada a tornar o prédio uma atração graças a motoristas que se fingiam de bêbados.

[...]Antes de ser a sede da Stapolizei, o edifício, originalmente um prédio medieval, foi um orfanato e, em seguida, um depósito de armas na II Guerra Mundial. Durante a década de 20, teve seu teto e paredes decorados por Augusto Giacometti (1877-1947), tio do mais famoso escultor e pintor Alberto Giacometti. [...]

Giacometti era um colorista, ou seja, seu principal interesse na pintura era explorar as possibilidades das cores. Ele adotou variações do amarelo para o abóbora na decoração do interior da sala. E as idéias do educador zuriquenho Johann Pestalozzi (1746-1827), para o desenho das formas. [...] como o uso da cabeça (o desenvolvimento do intelecto), da mão (o incentivo ao tra balho) e do coração (o ensino da moral e da ética). E as combinou com desenhos de flores e de rodas dentadas das fábricas, simbolizando o desenvolvimento industrial sonhado para criar empregos.

Onde entram os falsos bêbados na história? Entram - ou melhor, entravam - para testar o seu teor alcoólico, com a intenção, na verdade, de admirar as pinturas. Quando a polícia se instalou no edifício, a sala decorada era usada como o recinto para suspeitos de dirigir bêbados serem examinados para se decidir se deviam ser punidos ou não. [...] A leva de falsos ébrios que começou a aparecer na chefatura, para admirar a obra, foi tão grande, que a polícia transferiu o serviço para outro cômodo e liberou a entrada para os curiosos.

Fonte:

Nenhum comentário: