quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A ARTE DE VESTIDOS FABULOSOS...

Fabulous Frocks (Vestidos Fabulosos, em tradução literal) é dividido em capítulos temáticos e revela os diferentes estilos relacionados à peça do vestuário feminino – dos modelos mais clássicos, como o preto básico de Coco Chanel, aos que mudaram os padrões da moda, como o trapézio.

O livro foi produzido pela escritora Sarah Gristwood e pela jornalista e estilista de moda Jane Eastoe e o enfoque foi a história e a contribuição de cada peça apresentada para a história da moda. [...]

“Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, a princesa Diana subindo as escadas da Catedral de St.Paul, Twiggi com seu minivestido – todos esses vestidos representam momentos icônicos da história”, afirmam as autoras. [...]


Veja algumas das fotos:


Uma das fotos do livro Fabulous Frocks (Vestidos Fabulosos, em tradução literal) é esta da modelo Linda Evangelista. Ela usa um vestido assinado por Valentino em 1992.



Os quatro vestidos assinados por John Galliano para a coleção de 2008 de Christian Dior são inspirados nos pintores simbolistas.



Balenciaga é o estilista responsável por esse vestido floral de 1952, que cria uma espécie de moldura para os ombros da modelo.



Alexander McQueen usa justaposições e elementos contemporâneos para criar seu vestido "ostra", de 2003, feito em organza e chifon.



A foto de Cecil Beaton, de 1948, mostra várias modelos usando vestidos assinados por Charles James. Balenciaga costumava descrevê-lo como "o melhor e único estilista de vestidos do mundo".


Poucos vestidos na história da moda se tornaram tão conhecidos quanto este, usado por Marilyn Monroe na famosa fotografia tirada em cima da grade de ventilação de um metrô.



A estilista Vivienne Westwood, que assina o vestido acima, é conhecida por reinventar vestidos históricos. "Acredito que minhas roupas são uma crítica à mediocridade e ortodoxia, diz ela.




Na foto, a modelo Marion Morehouse usa um vestido de Coco Chanel, de 1926. O livro reúne imagens de um século de vestidos que fizeram a história da moda.



A Op Art influenciou a moda no final da década de 60. Essa influência aparece nas estampas geométricas e cores vibrantes dos vestidos, como os registrados na foto acima, de Gosta Peterson.



A primeira coleção de Yves Saint Laurent para a Casa de Dior, em 1958, estreou o modelo trapézio, que influenciou muitas mudanças radicais no mundo da moda na época.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080917_galeriavestidomoda_np.shtml

Nenhum comentário: