sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

Concurso de fotografia
Happy in Her Own World. Foto de Abhijit Nandi, Índia.

Na descrição do vencedor da competição, a foto reflete a relação entre a Mãe Terra e seus filhos. "Fiz a foto quando esta mulher voltava para casa após um longo dia no trabalho. Quando disse que queria tirar uma foto dela, ela apenas sorriu".

***********************************
Warming. Foto de Saikat Mukherjee, Índia.

Dezembro em um pobre vilarejo no leste da Índia. Mulheres se agacham ao lado de uma fogueira para se aquecer do frio à medida que a noite cai. Esta é a única forma que têm para se aquecer porque são escassas as roupas de inverno.

********************************
The Last Tree. Foto de Junjie Lou, China.

Na China é alto o índice de poluição da água. Cerca de 75% das águas de lagos e rios estão sujas e estima-se que 700 milhões de pessoas bebam água imprópria para o consumo, o que vem provocando um número crescente de mortes.

********************************
The Wind Collector. Foto de Donnie Mackay.


A imagem destaca um moinho de vento em meio a paisagem selvagem. A competição da Instituição para Gerenciamento da Agua e Meio ambiente premiou fotos que melhor evocam o impacto das mudanças climáticas na sociedade.

*********************************

Elizabeth. Foto de Jon Spaull.




Esta mulher carrega uma lata na cabeça após coletar água de um poço perfurado por membros da comunidade do vilarejo onde mora, em Gana. Antes do poço, ela tinha que ir buscar água em um rio, o que aumentava riscos de doenças.

******************************


Peafowl at Dawn. Foto de Sandesh Kadur, Índia.




O pavão é a ave nacional da Índia. Ele sai à caça de alimentos no amanhecer e pouco antes do anoitecer. As aves passam boa parte do dia abrigadas sob as sombras das árvores para fugir do calor. Alimentam-se de sementes, insetos e frutas.


*******************************

Green Steps. Foto de Ly Hoang Long, Vietnã.




As plantaçõe de arroz ocupam degraus construídos sobre as colinas. Em geral, precisam de grandes quantidades de água para irrigação. A cultura do arroz pode causar um impacto ambiental pela grande quantidade de gás metano que emite.


****************************

Old Groyne. Foto de Robert Kendall.

Mais de 1.400 imagens foram incritas no concurso promovido pela Instituição para Gerenciamento da Água e do Meio Ambiente. As fotos vencedoras estarão expostas no Mile End Arts Pavillion, no leste de Londres, do dia 17 de setembro a 11 de outubro.

Nenhum comentário: