domingo, 28 de setembro de 2008

MAIOR DINOSSAURO EM EXPOSIÇÃO


Quem quiser descobrir um pouco mais sobre as origens da vida no Brasil tem um programa imperdível. Até o dia 24 de outubro estará em exposição na Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a réplica do esqueleto do maior e mais antigo habitante do território nacional que se tem conhecimento: o dinossauro Uberabatitan ribeiroi, de aproximadamente 65 milhões de anos.


A réplica paleontológica – feita a partir de 37 ossos originais descobertos em escavações em Uberaba, em Minas Gerais – é de um titanossauro de porte médio. O esqueleto tem 12 metros de comprimento, 3,5 metros de altura e pesava entre 12 e 16 toneladas. Os maiores poderiam chegar a 20 metros de comprimento e ter mais de cinco metros de altura.


Ao lado do titanossauro, foi instalada uma réplica artística – sem a cópia de ossos originais – de um abelissauro, que segundo o paleontólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, convivia com o Uberabatitan ribeiroi, na região mineira.


“A descoberta do maior dinossauro brasileiro vai ajudar a ciência a desvendar os mistérios da origem das espécies e sua evolução na Terra”, disse o paleontólogo, do Museu dos Dinossauros, de Uberaba.



Onde ver

A exposição é aberta gratuitamente ao público de terça a sexta, das 9h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 20h. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, número 3, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Nenhum comentário: