quinta-feira, 11 de setembro de 2008

POSTAIS EM EXPOSIÇÃO


Mostra alemã exibe a arte dos cartões postais

Por Marcelo Crescenti
De Frankfurt para a BBC Brasil
Uma exposição no Museu Folkwang, na cidade alemã de Essen, traz a história dos postais e ressalta o lado artístico dos cartões.

*********************************
A mostra, intitulada Fantasias carimbadas, na tradução livre, inclui mais de 500 cartões, em sua maioria do século passado, como este, de 1923.

********************************
Vários dos postais exibidos mostram colagens e montagens fotográficas do começo do século 20 que causaram furor na época, muitos deles com cenas eróticas como esta.

**********************************
Alguns dos postais expostos foram criados por artistas famosos. Este exemplar de 1921 foi feito por Erwin Blumenfeld, um artista adepto do movimento dadaísta.

**************************************
A época de ouro dos postais começou a partir do ano 1900, como o desenvolvimento da fotografia. Vários dos cartões em exibição trazem colagens e montagens fotográficas.


*********************************
Cartão postal francês de 1909. A ousadia dos postais chegou a influenciar grandes fotógrafos do começo do século 20, como Man Ray e André Breton, que tiveram suas fotos estampadas nos cartões.

*********************************
Cartão postal canadense de 1912. A exposição Fantasias carimbadas fica em cartaz no Museu Folkwang, em Essen, até o dia 21 de setembro de 2008.


Nenhum comentário: