domingo, 19 de outubro de 2008

"I/LEGÍTIMO: DENTRO E FORA DO CIRCUITO"

FERNANDO SERPONE
da Folha Online


Em iniciativa conjunta, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e o Paço das Artes realizam simultaneamente a exposição "I/Legítimo: Dentro e Fora de Circuito", a partir de sábado (18).

Com curadoria de Priscila Arantes e Fernando Oliva, a mostra questiona os mecanismos de legitimação no sistema da arte, além de suas fronteiras e intersecções com outros circuitos.



Foto de Fernando Martins, no Paço das Artes (USP), a partir deste sábado, na exposição I/Legítimo; mostra também ocorre no MIS


A exposição contará com diversas performances --como skatistas profissionais usando esculturas para fazer manobras e apresentação do coletivo Instituto-- e terá espaço para várias formas de expressão artística como quadrinhos, tatuagem, grafite e videoclipes.

"Procuramos lugares de fronteira, que ainda não são relacionados oficialmente como dentro do mainstream da arte contemporânea", disse Fernando Oliva, Gerente de Projetos do MIS, à Folha Online.


Foto de vídeo de Shaun Gladwell, que registra a interação das pessoas com o espaço urbano

"O objetivo não é identificar quem está dentro ou fora do 'mainstream'", explica Oliva. A curadoria apresentou a idéia da "fronteira" aos artistas na forma de uma provocação. "A exposição são as respostas dos artistas a essa provocação --você está em processo de legitimação ou não? Você faz parte do mainstream ou não?", afirma o curador, acrescentando que a exposição "não tem o poder nem o objetivo de identificar e de dizer quem está dentro e quem está fora do 'mainstream'".

Tela de stêncil do artista Tinho, exposta no Paço das Artes


Serão expostos trabalhos e ações de 42 artistas e coletivos da Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Peru, Romênia e Uruguai, nos mais diversos suportes --animação, fotografia, vídeo, performance, instalação, arte digital, música, escultura, desenho e pintura. [...]


Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u456729.shtml

Nenhum comentário: