domingo, 5 de outubro de 2008

PALÁCIO DE MARIA ANTONIETA

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
Após um ano fechado para obras, o Petit Trianon, no Palácio de Versalhes, residência de Maria Antonieta, será reaberto nesta quinta-feira e permitirá, pela primeira vez, a visita da área total do local utilizado pela jovem rainha para escapar da etiqueta da Corte.

No dia 5 de outubro de 1789, Maria Antonieta, então esposa do rei Luís 16, estava no Petit Trianon quando foi levada por revolucionários e nunca mais retornou a Versalhes. Ela foi guilhotinada em Paris em 1793. [...]

Após um ano fechado para obras, o Petit Trianon no Palácio de Versalhes, residência da Maria Antonieta, será reaberto, permitindo, pela primeira vez, uma visita ao local utilizado pela jovem rainha para escapar da etiqueta da Corte. (Copyright: Christian-Milet)



No palácio, ela promovia muitos eventos sociais, até que em 5 de outubro de 1789, Maria Antonieta foi levada por revolucionários e nunca mais retornou a Versalhes. Ela foi guilhotinada em Paris em 1793. As obras restauraram o local, que está exatamente como ela deixou. (Copyright: Christian-Milet)


Cerca de 250 pessoas trabalharam nas obras. Entre elas, artesãos especializados no patrimônio histórico francês. Considerado uma obra-prima do estilo neoclássico francês, o Petit Trianon foi construído em 1762-68 pelo rei Luís 15, para abrigar suas 'favoritas'. (Copyright: Christian-Milet)


A restauração desse pequeno castelo e seus jardins custou o equivalente a R$ 14,2 milhões. Ela foi financiada por patronos das artes. O rei Luís 16 deu o castelo e a área dos jardins para Maria Antonieta como presente de casamento. Na época, ela tinha 15 anos. (Copyright: Christian-Milet)

Nenhum comentário: