quinta-feira, 20 de novembro de 2008

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA...

Alguns fatos marcantes... Vale a pena relembrar, refletir e contribuir para um mundo mais igualitário, amoroso e pacífico...
Ônibus no qual Rosa Parks foi presa ao não ceder lugar a um branco, em 1955, ato que era obrigatório por lei. A prisão de Parks, que morreu em 25 de outubro de 2005 aos 92 anos, desencadeou a luta pelos direitos civis, rendendo-lhe o apelido de mãe do movimento.




Policial mostra garota negra sul-africana que foi pintada de branco por ordem da gerente branca de uma loja, devido a uma acusação de furto ao local. O fato ocorreu em agosto de 2000 em Louis Trichardt, uma cidade conservadora ao norte da África do Sul.





Os norte-americanos Tommie Smith (ouro) e John Carlos (bronze) fazem saudação dos Panteras Negras no pódio após chegarem nas primeiras posições na corrida dos 200 m dos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968.



O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela simula um golpe no ex-boxeador Muhammad Ali. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul e comandou o desmonte do regime de apartheid.



Foto de 1976 mostra protesto de sul-africanos negros contra a obrigatoriedade de se ensinar Africâner, um dialeto associado à minoria branca, nas escolas segregadas da Cidade do Cabo, na África do Sul do período de apartheid.




Martin Luther King foi um pastor e ativista político norte-americano e uma das inspirações do presidente eleito Barack Obama.




Nenhum comentário: