domingo, 28 de setembro de 2008

CINEMA EM LUTO




Por Bob Tourtellotte


LOS ANGELES (Reuters) - O ator norte-americano Paul Newman, cujos brilhantes olhos azuis, beleza e talento fizeram dele um dos principais atores de Hollywood em seis décadas, morreu após uma longa batalha contra o câncer.

Ele tinha 83 anos e morreu na sexta-feira à noite, disse neste sábado seu porta-voz, Jeff Sanderson, em Los Angeles.

Newman atuou em cerca de 60 filmes, incluindo "Gata em Teto de Zinco Quente" e "Butch Cassidy". Ele foi indicado ao Oscar nove vezes e ganhou o de melhor ator em 1986 pelo filme "A Cor do Dinheiro."


Famoso por seus projetos filantrópicos assim como por sua carreira artística, Newman foi casado com a premiada atriz Joanne Woodward por mais de 50 anos, e teve carreiras paralelas de sucesso como corredor de carros e criador da linha de produtos alimentícios "Newman's Own", que levam seu nome e sua foto no rótulo.

A Fundação Newman's Own utiliza os lucros da empresa para patrocinar várias organizações de caridade. Newman também fundou acampamentos para férias de verão destinados a crianças de todo o mundo com doenças graves.

"A arte de Paul Newman era representar. Sua paixão eram as corridas. Seu amor eram a família e os amigos. E seu coração e alma eram dedicados a ajudar a fazer o mundo um lugar melhor para todos", disse Robert Forrester, vice-presidente da Fundação Newman's Own, em um comunicado.

Newman nasceu no subúrbio de Cleveland em 26 de janeiro de 1925 e foi rádio-escuta da marinha no Pacífico durante a Segunda Guerra. Depois disso, entrou no Kenyon College em Ohio em um curso de futebol, mas virou ator após ser cortado do time por uma briga em um bar.

Após a morte de seu pai, Newman ajudou a administrar a loja de artigos esportivos da família antes de ir para a Yale Drama School.

Seu primeiro grande trabalho no cinema foi com o boxeador Rocky Graziano em "Marcado pela Sarjeta".

Em 2004: Paul e sua mulher Joanne



Nenhum comentário: