sexta-feira, 24 de outubro de 2008

EXPOSIÇÃO - RESTAURO DO PALÁCIO DA JUSTIÇA DE PORTO ALEGRE/RS

Themis, a deusa da Justiça também é homenageada na exposição (Divulgação)


Artista: Carlos Maximiliano Fayet
Data: de 29/09 a 02/11/2008
Horário: seg a sex, das 10h às 22h - sab e dom, das 14h às 20h
Valor: Gratuito

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista em parceria com o DC Shopping promovem uma exposição sobre o projeto de restauro do Palácio da Justiça. A obra foi concebida pelo arquiteto Carlos Maximiliano Fayet em parceria com o arquiteto Fernando Corona, em concurso realizado em 1952. Está localizada na Praça da Matriz, na época foi considerado o projeto de arquitetura contemporânea mais importante na cidade de Porto Alegre.

Cinqüenta anos após a sua inauguração, o prédio do Palácio da Justiça foi restaurado pelo mesmo arquiteto Fayet - o arquiteto Fernando Corona já era falecido na época. O projeto de restauração é mote para a exposição. São mais de quarenta fotos e painéis, de dupla face, que retratam a concepção arquitetônica desde a construção do prédio ao restauro, iniciado em 2002 e concluído em 2005. Através do restauro foram executadas obras que integravam o projeto original como a escultura da Deusa da Justiça- Themis - e os painéis que ocupam as laterais do edifício.

A exposição está dividida em três partes:


Arquitetônica - que inclui desde 1952 toda a criação/projeto do prédio com desenhos e fotos da construção e o restauro com plantas e fotos do antes e depois.
Themis - Deusa da Justiça – todo o processo de criação, com fotos dos moldes e as etapas importantes, da escultura de nove metros de altura, em bronze, que ocupa a empena sul do prédio.
Painéis – localizados nas fachadas leste e oeste – Retratam paisagens do Rio Grande do Sul (fauna e flora) e também fatos e personalidades que fizeram a história do Estado.

Nenhum comentário: