sexta-feira, 31 de outubro de 2008

DOUTORES DA ALEGRIA...

O trabalho desenvolvido pelos Doutores da Alegria é fantástico! PARABÉNS!


da Folha Online

Pelo terceiro ano consecutivo, os Doutores da Alegria realizam o festival Que Palhaçada É Essa?!. Por meio de espetáculos, intervenções artísticas e bate-papos, os membros da organização apresentam o trabalho realizado em hospitais.


Doutores da Alegria promovem festival teatral neste fim de semana, na cidade de São Paulo
O evento, que acontece no sábado (1º) e no domingo (2/11) na capital paulista, também será realizado em outras três capitais brasileiras: Recife (31/10 e 1/11), Belo Horizonte (28 e 29/11) e Rio de Janeiro (6 e 7/12).

O espetáculo "Midnight Clowns" abre a programação à 0h de sábado no Teatro da União Cultural. Encenada pela primeira vez em 1995, a montagem traz material inédito com esquetes e solos. Já às 11h, ocorre a apresentação dos alunos do programa de formação da entidade.

O espetáculo "Senhor Dodói" será encenado às 16h no Teatro da União Cultural. A roda "Doutores da Alegria Contam Causos" ocorre na sede dos Doutores, às 19h. Já o espetáculo "Cabaré Palhaços em Rede" tem sessão às 21h, no Teatro Denoy de Oliveira.

No domingo, o festival continua com a "Roda Artística para Pais e Filhos", às 11h, no Teatro da União Cultural, que mostra esquetes criadas a partir das visitas aos hospitais.

Para encerrar a programação, o grupo apresenta novamente os espetáculo "Senhor Dodói" (às 16h) e "Cabaré Palhaços em Rede" (às 21h), no Teatro Denoy de Oliveira.

Outras informações estão disponíveis no site http://www.doutoresdaalegria.org.br/.



Fonte: http://guia.folha.com.br/teatro/ult10053u461793.shtml

PERFORMANCES DIÁRIAS...


Todo dia ele não faz tudo sempre igual... James Kuhn é impressionante. O artista performático muda de rosto 365 vezes por ano. Sim, o americano de Michigan tem um face diferente a cada dia. As criações de Kuhn, de 46 anos, variam desde personagens de cartoons a algumas de suas comidas preferidas, como o Big Mac.


Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/

terça-feira, 28 de outubro de 2008

XADREZ ESCOCÊS - MODA MASCULINA



Se depender do desfile "Kilt Me", o xadrez escocês será uma das tendências durante a temporada outono-inverno 2008 nas cidades européias. O evento, realizado na capital espanhola, reuniu três renomados estilistas escoceses que mostraram idéias criativas e versáteis para usar esse estampado em várias composições de roupas. Deryck Walter, Niki Taylor e Jamie Bruski criaram peças exclusivas de moda masculina. Desde as tradicionais saias, passando por camisas, casacos e até mesmos sapatos, o xadrez literalmente tomou conta da passarela nesse desfile. Efe

Fonte:
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=cresce-o-consumo-de-vinho-na-india-04023868DCB91326/user=bfc3becnpbdr/date=2008-10-10&&list/type=user/name=Entretenimento%20%3E%20Moda/codProfile=bfc3becnpbdr/

VESTIDOS FEITOS DE CHOCOLATE...




Modelos apresentam vestidos feitos de chocolate


O "Chocolate Fashion Show", realizado na Espanha, apresentou desfile que foi aberto com um mini-vestido de contas em três chocolates e se destacou por seu movimento. O evento foi encerrado com um chamativo vestido-torta que adoçava o corpo da modelo Eugenia Silva. O maior desafio foi "sustentar" os vestidos, já que havia a possibilidade de os mesmos se desprenderem com o peso do chocolate. Para conseguir uma textura adequada, foi aplicado, nas peças, um verniz especial que protege o chocolate, que deve ser mantido a uma temperatura de 19 graus Celsius. Os confeiteiros utilizaram técnicas sofisticadas para encaixar as diferentes peças dos vestidos, dotá-los de textura e consistência. As peças foram confeccionadas com cerca 200 quilos do melhor chocolate de Madagascar e da Venezuela. Efe

Fonte:
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=modelos-apresentam-vestidos-feitos-de-chocolate-04023168C0A92326/user=bfc3becnpbdr/date=2008-10-28&&list/type=user/name=Entretenimento%20%3E%20Moda/codProfile=bfc3becnpbdr/

FOTOGRAFANDO A TOSSE...


As imagens, publicadas online em 9 de outubro pelo "New England Journal of Medicine", foram obtidas pela fotografia schlieren, que “pega um fenômeno invisível e o transforma num quadro visível,” disse o professor, Gary Settles, que é diretor do laboratório de dinâmica de gás da universidade.

A fotografia schlieren é um processo desenvolvido para visualizar regiões de diferentes densidades num gás ou líquido, fotografados como sombras.

“Em meu laboratório usamos muito essa técnica”, disse Settles. “Ela é comumente usada para outras coisas, como em túneis de vento supersônicos, para mostrar ondas de choque ao redor de uma aeronave de alta velocidade.”

O processo envolve uma pequena e brilhante fonte luminosa, lentes precisamente instaladas, um espelho curvo, uma lâmina que bloqueia parte do facho de luz e outras ferramentas que possibilitam ver e fotografar perturbações no ar. No mundo da dinâmica dos gases, uma tosse é meramente “um jato de ar turbulento com mudanças de densidade.”

Embora a tosse transmita tuberculose, SARS, gripe e outras doenças, ainda se conhece surpreendentemente pouco sobre ela. “Não temos um bom entendimento sobre o fluxo de ar,” afirmou Settles.

Para mapear uma tosse, ele se juntou a Julian Tang, um especialista em vírus de Cingapura. Um estudante saudável forneceu a tosse. O ar expelido, viajando a 18 milhas por hora, se misturou ao ar mais frio à sua volta e produziu “diferenças de temperatura que curvam os raios de luz em diferentes quantidades,” disse Settles. [...]



Fonte:

OUTUBRO ROSA

Memorial Juscelino Kubitschek - Brasília/DF



CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA...


O dever de se conscientizar e perceber que a saúde é essencial à vida.


**********


[...]


Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama foi uma iniciativa criada na Califórnia, Estados Unidos, em 1997.
A iniciativa sempre foi marcada pela iluminação de monumentos históricos como a Torre de Pisa, na Itália e o Arco do Triunfo, na França.

Além do memorial JK, outros importantes monumentos do Brasil, como a Pinacoteca do Estado e o Museu de Arte Moderna em São Paulo, o Farol da Barra em Salvador e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro participarão da campanha durante o mês. [...]


Interio da Ópera de Arame em Curitiba/PR

[...]

Fatos sobre o câncer

A cada ano, 8 milhões de pessoas no mundo recebem o diagnóstico de câncer. De forma geral, uma em cada três mulheres tem, tiveram ou terão algum tipo de câncer. Dessas mulheres, uma em cada dez terão câncer de mama.

Brasil

Por ano, morrem 10 mil mulheres acometidas pela doença e estima-se, segundo pesquisa DataFolha, que o câncer deverá atingir 49 mil mulheres ainda esse ano.

E a região Sudeste é a mais atingida, com cerca de 68 casos para cada 100 mil mulheres. Deve-se essa fato ao estilo de vida das regiões melhores desenvolvidas: vida agitada, estresse, sedentarismo.

No entanto, isso não exclui outras incidências. O câncer não escolhe etnia, religião ou classe social. Portanto, cuide-se, ame-se.

Como diz Maira Calefi: “as mulheres brigam pelos maridos, empregos, justiça, mas esquecem de brigar por elas mesmas. Elas têm que se apoderar de suas mamas, saber que ali é um foco de doenças e se cuidarem. Chega de agradar somente os filhos e maridos”.

Pois é, faça parte do movimento que visa o seu bem-estar. Cuide-se!


Ópera de Sidney, na Austrália

domingo, 26 de outubro de 2008

28ª BIENAL DE SÃO PAULO


JULIANA NADIN
do Guia da Folha

Divulgação

28ª Bienal de São Paulo, que ficou conhecida como "Bienal do Vazio", começa neste domingo
Embora pouca gente saiba, "Em Vivo Contato" é o tema da 28ª Bienal de São Paulo, que ficou conhecida como a "Bienal do Vazio" e começa neste domingo (dia 26). A alcunha existe desde que Ivo Mesquita, que divide a curadoria com Ana Paula Cohen, declarou que apresentaria uma exposição completamente sem obras. A idéia, por fim, materializou-se apenas no segundo andar do pavilhão, que ficará sem trabalhos.

Com entrada gratuita, peças de 42 artistas de 21 países ocuparão o térreo --que abrigará performances, shows e festas--, e o terceiro piso, onde estarão trabalhos de criadores como o brasileiro Iran do Espírito Santo e a iugoslava Marina Abramovic.

O Guia convidou quatro críticos de arte para escolher o melhor da Bienal, cuja estréia inspira uma leva de novas exposições, além da já tradicional mostra Paralela. Confira todos os eventos neste roteiro especial:

Programe-se:

Domingo (26)
10h às 12h: Aula de dança: Ivaldo Bertazzo (térreo/praça)
16h: Bate-papo - projeto de Mabe Bethônico com Felipe Chaimovich (3º andar)
18h: Conversa com artista - Marta Minujín e Inés Katzenstein (3º andar - auditório)
20h30: Performance musical - Fischerspooner (térreo/praça)

Terça-feira (28)
10h às 12h: Aula de dança - Ivaldo Bertazzo (térreo/praça)
10h às 22h: Instalação - O Grivo (térreo/praça)
15h: Cinema - "A Caça ao Leão com Arco" (1967, 77 min.), direção de Jean Rouch (3º andar - auditório)
16h: Bate-papo - projeto de Mabe Bethônico com Paulo Gomes (3º andar)
17h: Cinema: "Eu, um negro" (1958, 72 min), direção de Jean Rouch (3º andar - auditório)
20h: Conversa com artista - Allan McCollum (3º andar - auditório)

Quarta-feira (29)
16h: Bate-papo - projeto de Mabe Bethônico com Cyra Malta O. da Costa (3º andar)
20h: Conversa com artista - Helena Almeida e Isabel Carlos (3º andar - auditório)

Quinta-feira (30)
10h às 12h: Aula de dança - Ivaldo Bertazzo (térreo/praça)
16h: Bate-papo - projeto de Mabe Bethônico com Francisca Ramos Cifuentes (3º andar)
20h às 22h: Conferência - "A Bienal de São Paulo e o Meio Artístico Brasileiro: Memória e Projeção", com Sheila Leirner, Rodrigo Andrade e Felipe Chaimovich (3º andar)


sábado, 25 de outubro de 2008

CARRO RELAXANTE = SERENIDADE


O japonês RiN é um monovolume com luzes e tons do interior relaxantes, ampla área envidraçada e acesso feito com pouco esforço através de portas deslizantes. A idéia é proporcionar serenidade ao motorista. O protótipo será exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, que começa no próximo dia 30. Foto Divulgação

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

EXPOSIÇÃO - RESTAURO DO PALÁCIO DA JUSTIÇA DE PORTO ALEGRE/RS

Themis, a deusa da Justiça também é homenageada na exposição (Divulgação)


Artista: Carlos Maximiliano Fayet
Data: de 29/09 a 02/11/2008
Horário: seg a sex, das 10h às 22h - sab e dom, das 14h às 20h
Valor: Gratuito

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista em parceria com o DC Shopping promovem uma exposição sobre o projeto de restauro do Palácio da Justiça. A obra foi concebida pelo arquiteto Carlos Maximiliano Fayet em parceria com o arquiteto Fernando Corona, em concurso realizado em 1952. Está localizada na Praça da Matriz, na época foi considerado o projeto de arquitetura contemporânea mais importante na cidade de Porto Alegre.

Cinqüenta anos após a sua inauguração, o prédio do Palácio da Justiça foi restaurado pelo mesmo arquiteto Fayet - o arquiteto Fernando Corona já era falecido na época. O projeto de restauração é mote para a exposição. São mais de quarenta fotos e painéis, de dupla face, que retratam a concepção arquitetônica desde a construção do prédio ao restauro, iniciado em 2002 e concluído em 2005. Através do restauro foram executadas obras que integravam o projeto original como a escultura da Deusa da Justiça- Themis - e os painéis que ocupam as laterais do edifício.

A exposição está dividida em três partes:


Arquitetônica - que inclui desde 1952 toda a criação/projeto do prédio com desenhos e fotos da construção e o restauro com plantas e fotos do antes e depois.
Themis - Deusa da Justiça – todo o processo de criação, com fotos dos moldes e as etapas importantes, da escultura de nove metros de altura, em bronze, que ocupa a empena sul do prédio.
Painéis – localizados nas fachadas leste e oeste – Retratam paisagens do Rio Grande do Sul (fauna e flora) e também fatos e personalidades que fizeram a história do Estado.

A OBRA DE ARTE E O DIREITO

A arte e o direito... Temas distintos e apaixonantes!



"Aparentemente, a obra de arte e a Ciência do Direito constituiriam domínios totalmente distantes e estanques, sem nenhum tipo de relação óbvia.

Alguns poderiam arriscar que o Direito, tal como apresentado na nossa sociedade, constituiria produto de uma possível elaboração artística do legislador e, por conseqüência, o Direito seria uma obra de arte, com conteúdo inspirado na cultura e na realidade que tenta regulamentar através de suas normas. Com tal pensamento, inferiria-se, sem pouca modéstia, que o Direito Brasileiro seria um objeto artístico, verdadeira obra prima, portanto, melhor do que os outros Direitos existentes mundo afora.

A questão, porém, não é bem essa. Na verdade, o Direito não poderia ser considerado como uma obra de arte stricto sensu, porque nenhum especialista em Arte o reconheceu como tal. Aliás, não existe nenhum museu que tenha como objeto de apreciação o Direito Brasileiro.

O discurso competente para dizer o que é a Arte em determinado período histórico e em certa situação cultural não focou suas críticas e reconhecimento no ordenamento jurídico brasileiro, mas não seria despiciendo se algum crítico literário, por exemplo, dissesse que o Direito Brasileiro positivo, representado pela Constituição Federal, é uma obra de arte, digna dessa qualificação porque reconhece os direitos humanos, os quais soam como poesia para a cultura e realidade atual.

A verdade é que tanto o Direito como a Arte pressupõem, para reconhecimento como tais, de uma entidade dotada de autoridade e vontade competente para dizer o que é ou não é Direito e Arte.

O discurso popular que qualifica algo como sendo “Arte” não tem lugar quando o assunto passa a termos científicos, isto é, considerar o futebol ou a culinária como “artes” são metáforas e expressões populares que não têm cabimento para delimitar o campo artístico stricto sensu. O mesmo ocorre com o Direito, pois o ordenamento composto por integrantes de uma favela ou de uma comunidade dada é considerado “direito” para aquele círculo específico de pessoas, mas não encontra guarida se reivindicado, por exemplo, num Tribunal, já que o Direito verdadeiro é aquele posto pela autoridade do Estado, institucionalizado e válido segundo preceitos formais previstos para o processo legislativo na Constituição Federal.

A obra de arte, então, para ser reconhecida com o mencionado status deve ter a aprovação e sabatina do discurso competente, isto é, deve ser aprovada pelos técnicos, críticos e profissionais da Arte que avaliarão, num juízo criterioso, se o objeto em questão terá o título de exclusividade, qual seja, de ser chamado de objeto artístico.

A Arte, deste modo, constitui-se em um campo do saber com objeto bem delimitado. Não é qualquer manifestação material ou abstrata que será Arte, nessa acepção científica.

O museu, uma apresentação musical de uma sinfonia ou de uma ópera são exemplos de incontestável presença de manifestação artística, porque os críticos, peritos e profissionais da Arte disseram e classificaram tais como Obras de Arte.

Como já foi dito, o que é ou não obra de arte dependerá do argumento de autoridade de quem diz e estabelece esse status. As concepções sobre o objeto artístico podem mudar com o passar do tempo, pois a avaliação e juízos de valor sobre a determinação do Belo são contingentes e adaptáveis às circunstâncias históricas, culturais , sociais e locais.

Do mesmo como a Arte é institucionalizada, a produção do Direito também o é, devido a interferência do Estado nesse domínio, dizendo o que é ou não é o Direito. Nisso consiste a aproximação do Direito e da Arte, na demarcação do seu objeto e na impossibilidade de estender por demasiado seu campo de abrangência.

Não é por isso que as outras formas de manifestação cultural deixarão de existir, mas enquanto não forem parar num museu ou exposição, não serão Obras de Arte genuínas. O mesmo ocorre com os ordenamentos que regulam áreas específicas, mas fora da jurisdição do Estado.

Existem mas encontram grandes dificuldades para aplicação, já que não têm o argumento de autoridade e o discurso competente para o reconhecer.

Contudo, se algum perito descobrir o Direito Brasileiro, poderá este, um dia, ser verdadeira Obra de Arte. É só ser otimista e ficar na torcida!"


Caroline de Camargo Silva Venturelli ( carolineusp@yahoo.com.br )
Graduanda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP)


Fontes Consultadas
- COLI, Jorge. O que é arte?. São Paulo: Brasiliense, 2003.


DIREITO E ARTE

Parece certo que, por mais que estudemos literatura, teatro ou pintura, é pouco provável que um dia escreveremos como um Tolstoi, representaremos como um Jack Nicholson ou pintaremos como um Picasso. É que a arte, movida grandemente pela inspiração, requer qualidades que estão além da técnica, que pode eventualmente ajudar a aperfeiçoá-las, mas que dificilmente fará de um desafinado um virtuoso.

Talvez se possa dizer o mesmo do direito: uma excelente formação dogmática não é garantia de decisões justas, porque a técnica, no direito como na arte, só pode oferecer, na melhor das hipóteses, isso: decisões tecnicamente corretas. Mas decisões tecnicamente corretas não são necessariamente decisões justas, assim como decisões tecnicamente incorretas não são necessariamente decisões injustas (v.g., algumas decisões do tribunal do júri). É que uma boa interpretação, na arte como no direito, mais do que técnica e razão, exige talento e sensibilidade. E a técnica jurídica é apenas um meio a serviço de um fim: a justiça.

Existem outras semelhanças entre direito e arte. Ainda hoje é muito comum confundir lei e direito, como se fossem a mesma coisa. No entanto, confundir lei e direito equivale a confundir partitura e música, que são, obviamente, coisas distintas, podendo inclusive existir uma sem a outra. Com efeito, é perfeitamente possível produzir sons, melodias e música, como é comum, aliás, e principalmente compor, sem partitura alguma, a revelar que a música independe da partitura. Pois bem, o mesmo ocorre com o direito: é possível decidir casos sem nenhuma lei: basta pensar nos conflitos havidos em comunidades mais primitivas (v.g., indígenas) ou no commom law, além dos inúmeros casos não disciplinados pela lei (lacuna legal). O direito, como a música, existe com ou sem lei, com ou sem partitura.

Mas talvez o mais importante resida nisso: uma mesma partitura pode ser tocada de mil formas e ritmos, como, por exemplo, na forma de música clássica, rock, samba etc. E cada um desses ritmos e sons variará conforme o seu intérprete, suas influências, experiência, talento, formação etc. Também assim é a lei: uma lei, por mais clara e precisa, pode ser interpretada de diversos modos, variando conforme os pré-conceitos, influências, experiências, motivações, sensibilidade etc. do seu intérprete. A lei é uma partitura que pode ser interpretada de mil formas.

Não se deve, pois, confundir lei e direito, assim como não se deve confundir partitura e música: a música é o que decorre da execução do músico; o direito é o que resulta da interpretação do juiz ou tribunal. O direito, como a música, não é a lei nem a partitura: o direito é interpretação. Algumas interpretações julgamos boas e aplaudimos, outras julgamos ruins e condenamos.

Paulo Queiroz

Doutor em Direito (PUC/SP), é Procurador Regional da República, Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e autor do livro Direito Penal, parte geral, S. Paulo, Saraiva, 3ª edição, 2006.

Fonte:
http://pauloqueiroz.net/direito-e-arte/


ARTE, SAÚDE E PREVENÇÃO

A interação da arte na provocação para prevenção de câncer de mama...



Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=F4-_qndOlJM

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ARTE E FÓRMULA 1...

O mundo das artes é fantástico! A motivação e a inspiração une as pessoas e as suas paixões num ato puro de liberdade e amor as artes nas suas diversas formas de expressão. É o que observamos nessa matéria do UOL Esporte em São Paulo:



Na foto, 'Il vincitore', obra criada pelo próprio curador Paulo Solaris que será entregue a Felipe Massa.


Uma exposição em São Paulo mostrará como 25 artistas plásticos, entre pintores e escultores, vêem a velocidade e, especificamente, a principal categoria do automobilismo. "Arte na Fórmula 1" é uma das diversas atrações que a capital paulista receberá nas duas semanas que antecedem o GP Brasil, o último da temporada 2008.

Tela de Manci Marconi é uma das 25 obras expostas na mostra '"Arte na Fórmula 1"

Com curadoria de Paulo Solaris, conhecido por seus trabalhos sobre Ayrton Senna, a mostra tem como principal desafio reproduzir, em telas e esculturas, a habilidade e o arrojo dos pilotos de F1. Solaris também é responsável por uma das obras, 'Il Vincitore', que será entregue ao brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.

A exposição promete ainda contar com um toque feminino forte, já que 15 dos 25 artistas convidados são mulheres.

A vernissage acontece na próxima terça-feira, às 20h, no Hotel Transamérica. A mostra estará aberta ao público entre os dias 29 de outubro e 12 de novembro, e a entrada é gratuita. [...]

A ARTE DOS CARROS


A Fiat tem vários lançamentos em perspectiva. Bravo, Strada com cabine dupla, Campagnola... Entretanto, nenhum deles deve chegar a tempo do Salão do Automóvel, que começa no final deste mês. Para compensar a aparente falta de novidades, a empresa vai adotar a mesma estratégia que usou em 2006, trazendo ao evento um carro-conceito. Na edição passada, esse papel coube ao FCC Adventure. Na deste ano, será desempenhado pelo Bugster.

Segundo a Fiat, o carrinho teria motor elétrico. Dizemos “teria” porque a Fiat não divulgou os dados técnicos do veículo. A chance de que ele não tenha motor, portanto, é grande. Seria apenas uma carroceria para exibição, perfumaria, como a que a Stola trouxe em 2006 para representar o Maybach Exelero. Esperemos que o Bugster seja um veículo funcional, o que não é difícil, considerando que a marca já criou um Palio elétrico com a ajuda da Itaipu.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CONVENÇÃO DE PALHAÇOS NO MÉXICO...

Há quem diga que o palhaço é uma eterna criança que encanta e apaixona! Encanta o mundo com suas piruetas e bizarrices... Com humor resgata o brilho do olhar de qualquer um que queira se distrair, se divertir, sorrir... Aplausos para os palhaços de todo o mundo, inclusive o que existe em cada um de nós! Imagina o que não sai numa reunião de dezenas de palhaços como essa a seguir:

Palhaços posam para foto conjunta em frente ao Monumento à Revolução, na Cidade do México, nesta quarta-feira (22). (Foto: AFP)


Sapatos dos palhaços são flagrados durante a tomada da foto. Eles participavam da 13ª convenção internacional da categoria. (Foto: AP)



O palhaço Piyoyin descansa na escada durante o encontro. (Foto: AFP)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A SANTA CEIA EM LEGO


Muito interessante!

CAMINHÃO-CASA DE LUXO

Caminhão tem baú mobiliado para expedições longas
Muito luxo no Action Mobil Globecruiser 2008, um utilitário feito para rodar o mundo



Se você é um aventureiro daqueles que sonham em rodar o mundo a bordo de um veículo, saiba que já existem utilitários prontos para a tarefa. Um deles é o Action Mobil Globecruiser 2008, um caminhão baú equipado com móveis e itens de luxo encontrados em uma casa normal. O modelo é baseado em um gigantesco caminhão MAN TG 6x6, com um motor seis cilindros em linha turbo diesel de 12.8 litros. A potência é de incríveis 530 cv, muito bem educados em relação ao meio ambiente, seguindo a emissão de poluentes estipulada pela EURO 5.


Os itens de conforto se encontram no baú do modelo, que dispõe até de uma sala da jantar. Além disso, há lavabo, televisão de plasma e quartos confortáveis. Uma caixa de água com 550 litros mantém reserva para os ocupantes e grande parte da energia que alimenta baterias e materiais elétricos vem do Sol. Um sistema de navegação via satélite garante que a família não se perca durante uma expedição longa e o tanque com capacidade para 860 litros de diesel propõe uma trip longa, sem paradas para abastecimento. O preço revela que o Globecruiser foi feito para aventureiros endinheirados. Para levá-lo para casa, é necessário desembolsar cerca de R$ 1,3 mi.




ESCULTURA DE MOTOS EM MINIATURA


Esse interessante trabalho de arte é de José Geraldo Reis Pfau, publicitário de Blumenau, Santa Catarina. A paixão pelas motos iniciou nos anos 60 com motos que teve como pequenas de 50 CC e uma gigante para época – a BSA 600 CC. Todas já com projetos modificados da estrutura original das originais e importadas na época.Inspirado no filme “Easy Rider”, as motos eram com guidão alto, “santo antônio”, escapamentos modificados, faróis auxiliares e pintura personalizada - branca, começou suas mini motocicletas como hobby, logo sua coleção só foi aumentando.
Sua arte nos deixa de “bocaberta” com tamanha perfeição e criatividade, usando peças de relógios e óculos, cola transparente para unir as peças em metal, vidro, plástico, alumínio, prata e até ouro, ele cria miniaturas de motos das mais diversas formas e modelos.Realmente é de encher os olhos de qualquer apreciador [...]



Fonte:
http://bocaberta.org/2007/07/pecas-de-oculos-e-relogios-viram-motos-em-miniaturas.html

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ARTE INSPIRADA EM SANEAMENTO BÁSICO

(Foto: Ieda Pezzi/PMPA )


Uma mostra de arte em Porto Alegre expõe, até 5 de novembro, a produção artística de funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A exposição, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, faz parte das comemorações do Dia do Servidor Público, que acontece em 28 de outubro.
Parte das obras é inspirada em temas relacionados ao saneamento básico. Ainda segundo a prefeitura, 13 funcionários inscreveram trabalhos que utilizam técnicas como pintura em tela, pintura em gesso, fotografia, escultura de sucata, macramé e crochê, entre outras.
A mostra pode ser visitada na Galeria de Arte do Dmae, na Rua 24 de Outubro, 200. A exposição é aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. A entrada é franca.
Saneamento... Me fez lembrar alguém...

A MODA DE BERLIM

"The Wild Ones" (1991), Peter Lindbergh

Arte, história e belas modelos: a combinação está boa para você? Então conheça a exposição Fashion, que acontece na galeria Camera Work, em Berlim, que une esses três elementos em mais de 250 obras de 65 fotógrafos.

"Lily Cole and Spiral Staircase" (2005), Tim Walker; "Kate in Red" (2003), Steven Klein


Com exemplares que datam dos anos 1920 até os anos 1990, a mostra traça as diferentes tendências da fotografia de moda. Estão aí as composições clássicas de Edward Steichen, a elegância cool de Peter Lindbergh e o trabalho imaginativo de Tim Walker, só para citar alguns dos grandes nomes da exposição.


"Fashion with Veil and Pearl Necklace", Michael Comte; "Round the Clock 1" (1987), Horst P. Horst


domingo, 19 de outubro de 2008

"I/LEGÍTIMO: DENTRO E FORA DO CIRCUITO"

FERNANDO SERPONE
da Folha Online


Em iniciativa conjunta, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e o Paço das Artes realizam simultaneamente a exposição "I/Legítimo: Dentro e Fora de Circuito", a partir de sábado (18).

Com curadoria de Priscila Arantes e Fernando Oliva, a mostra questiona os mecanismos de legitimação no sistema da arte, além de suas fronteiras e intersecções com outros circuitos.



Foto de Fernando Martins, no Paço das Artes (USP), a partir deste sábado, na exposição I/Legítimo; mostra também ocorre no MIS


A exposição contará com diversas performances --como skatistas profissionais usando esculturas para fazer manobras e apresentação do coletivo Instituto-- e terá espaço para várias formas de expressão artística como quadrinhos, tatuagem, grafite e videoclipes.

"Procuramos lugares de fronteira, que ainda não são relacionados oficialmente como dentro do mainstream da arte contemporânea", disse Fernando Oliva, Gerente de Projetos do MIS, à Folha Online.


Foto de vídeo de Shaun Gladwell, que registra a interação das pessoas com o espaço urbano

"O objetivo não é identificar quem está dentro ou fora do 'mainstream'", explica Oliva. A curadoria apresentou a idéia da "fronteira" aos artistas na forma de uma provocação. "A exposição são as respostas dos artistas a essa provocação --você está em processo de legitimação ou não? Você faz parte do mainstream ou não?", afirma o curador, acrescentando que a exposição "não tem o poder nem o objetivo de identificar e de dizer quem está dentro e quem está fora do 'mainstream'".

Tela de stêncil do artista Tinho, exposta no Paço das Artes


Serão expostos trabalhos e ações de 42 artistas e coletivos da Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Peru, Romênia e Uruguai, nos mais diversos suportes --animação, fotografia, vídeo, performance, instalação, arte digital, música, escultura, desenho e pintura. [...]


Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u456729.shtml

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

ANNIE LEIBOVITZ

Um dos principais museus de Londres abriga, a partir desta quinta-feira, uma exposição fotográfica sobre a carreira e vida da conhecida fotógrafa americana Annie Leibovitz.

Annie Leibovitz: A vida de uma fotógrafa 1990-2005 traz mais de 150 fotos que retratam momentos da vida privada da fotógrafa, como o nascimento de suas três filhas, reuniões em família e com amigos, além de algumas imagens que a consagraram como uma das maiores fotógrafas dos últimos tempos. [...]


A mostra sobre a vida e carreira da fotógrafa Annie Leibovitz traz fotos de momentos de sua vida privada, como reuniões em família e com amigos.


Entre as fotos da mostra estão imagens que capturam fatos da história mundial, como o cerco a Sarajevo, no início dos anos 90.


A exposição também traz retratos de personalidades fotografadas por Leibovitz, como os atores Brad Pitt, Nicole Kidman e Al Pacino.


Annie Leibovitz começou a carreira nos anos 70, tendo passado pelas revistas Rolling Stone, Vanity Fair e Vogue. A mostra fica em cartaz na National Portrait Gallery até 1 de fevereiro.



Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/10/081014_annieleibgaleria_fp.shtml

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

IDENTIDADES CONTRAPOSTAS

Exposição Identidades Contrapostas no Instituto Tomie Ohtake São Paulo, de 09 de outubro a 30 de novembro de 2008

A mostra Identidades Contrapostas no Instituto Tomie Ohtake reúne cerca de 40 trabalhos de 18 artistas do Acervo Porto Seguro Fotografia. Trata-se de um conjunto de obras que busca novas linguagens para a criação da imagem fotográfica com base em diversificados recursos experimentais. Os trabalhos foram selecionados entre os premiados nas edições de 2001 a 2007, do Prêmio Porto Seguro Fotografia.


Segundo o curador e artista plástico Cildo Oliveira, “[A mostra] elege liberdade conceitual e técnica através de múltiplas exposições, baixas velocidades, fotomontagens e solarizações e conta com pioneiros como Fernando Lemos, com sua série surrealista e German Lorca, com suas experimentações construtivistas”. [...]

Eustáquio Neves - Série Outros Navios


Avani Stein - Jardim de Inverno, 1998, 110x90cm impressão em canvas



Clayton Camargo Jr - Cartao Postal 0242B, 2001, 15x10,5cm



Fonte: http://www.vitruvius.com.br/noticia/noticia_detalhe.asp?id=2397

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

domingo, 5 de outubro de 2008

MARIA ANTONIETA: A RAINHA

[...] Para apresentar os diferentes aspectos da personalidade de Maria Antonieta, que continua despertando o interesse de historiadores, escritores e cineastas, a decoração da mostra Marie-Antoinette foi realizada por um cenógrafo de ópera, Robert Carsen.

Afinal, para muitos, a vida da última rainha da monarquia absoluta francesa pode ser comparada a de um personagem de ópera.

Conhecida pelos seus excessos, a “austríaca”, como muitos a chamavam, era criticada por supostamente gostar de prazeres caros, ser frívola, “sem cérebro” e “viciada” em doces. Mas Maria Antonieta também era adulada, pelo menos por parte do povo francês.

Ela foi considerada a maior mecenas cultural da época, na área das artes decorativas, da música e da moda, criando um estilo único que até hoje está associado ao seu nome. [...]

Maria Antonieta com uma rosa, por Elisabeth Louise Vigée-Le Brun, 'retratista oficial' da rainha. A obra está entre mais de 300 itens, entre entre pinturas, esculturas, móveis e objetos de arte, de coleções públicas e privadas de toda a Europa expostos no Museu do Grand Palais, em Paris.

'Taça-seio', porcelana de Sèvres. Segundo a lenda, o seio de Maria Antonieta, esposa do rei Luís 16, teria servido como modelo para a realização da peça, destinada a conter somente leite. O objeto teria sido usado pela rainha no Palácio de Versalhes.


Esta é uma harpa de Maria Antonieta, datada de 1774. Ela foi considerada a maior mecenas cultural da época na área de artes decorativas, música e moda, criando um estilo único que até hoje está associado ao seu nome.



Desenho 'Maria Antonieta conduzida ao suplício', com notas manuscritas, atribuído a Louis David. A rainha morreu guilhotinada na Praça da Concórdia, em Paris, em 1793. Seus gastos faraônicos contribuíram para sua falta de popularidade.



A escrivaninha de Maria Antonieta, datada de 1784, integra o acervo do Museu do Louvre e também está exposta no Museu do Grand Palais até o dia 30 de junho. Ela se sentia oprimida pelo rigoroso protocolo de Versalhes e acabou desenvolvendo um outro estilo de vida no palácio, mais refinado.



Esta foi a camisola usada por Maria Antonieta durante sua detenção. Ela viveu seus últimos dias na prisão da Conciergerie antes de decapitada no auge da Revolução Francesa. Sua vida foi contada em inúmeros filmes e livros.




Maria Antonieta, rainha da França, e seus filhos, em tela de 1789, de Vigée-Le-Brun. Maria Theresa, a primeira filha, nasceu oito anos após o casamento com Luís 16, época que representou o apogeu da popularidade de Maria Antonieta. A rainha teve quatro filhos.



Réplicas de colares da rainha, confeccionadas na época pelo joalheiro real Charles Boehmer, também podem ser vistas na mostra em Paris. Maria Antonieta se casou aos 15 anos, em 1770, com o rei Luís 16, alguns meses mais jovem do que ela.


Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080319_mariaantonieta_fotos.shtml

PALÁCIO DE MARIA ANTONIETA

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
Após um ano fechado para obras, o Petit Trianon, no Palácio de Versalhes, residência de Maria Antonieta, será reaberto nesta quinta-feira e permitirá, pela primeira vez, a visita da área total do local utilizado pela jovem rainha para escapar da etiqueta da Corte.

No dia 5 de outubro de 1789, Maria Antonieta, então esposa do rei Luís 16, estava no Petit Trianon quando foi levada por revolucionários e nunca mais retornou a Versalhes. Ela foi guilhotinada em Paris em 1793. [...]

Após um ano fechado para obras, o Petit Trianon no Palácio de Versalhes, residência da Maria Antonieta, será reaberto, permitindo, pela primeira vez, uma visita ao local utilizado pela jovem rainha para escapar da etiqueta da Corte. (Copyright: Christian-Milet)



No palácio, ela promovia muitos eventos sociais, até que em 5 de outubro de 1789, Maria Antonieta foi levada por revolucionários e nunca mais retornou a Versalhes. Ela foi guilhotinada em Paris em 1793. As obras restauraram o local, que está exatamente como ela deixou. (Copyright: Christian-Milet)


Cerca de 250 pessoas trabalharam nas obras. Entre elas, artesãos especializados no patrimônio histórico francês. Considerado uma obra-prima do estilo neoclássico francês, o Petit Trianon foi construído em 1762-68 pelo rei Luís 15, para abrigar suas 'favoritas'. (Copyright: Christian-Milet)


A restauração desse pequeno castelo e seus jardins custou o equivalente a R$ 14,2 milhões. Ela foi financiada por patronos das artes. O rei Luís 16 deu o castelo e a área dos jardins para Maria Antonieta como presente de casamento. Na época, ela tinha 15 anos. (Copyright: Christian-Milet)